Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
Sessão pública de apresentação do Documentário “Viver Ao Sul”
 
Sessão pública de apresentação do Documentário “Viver Ao Sul”
 
No Sábado passado, 19 de Dezembro, realizou-se a Sessão Pública de Apresentação do Documentário do Projecto “AO SUL...” , um dos Projecto ED da E&O, financiados pelo IPAD. A apresentação do Documentário “Viver ao Sul”, previsto para o 1º ano do Projecto, teve lugar nas instalações do ISEP, Instituto Superior de Engenharia do Porto, pelas 11:30 horas. Estiveram presentes no Grande Auditório do ISEP, para além dos elementos da Mesa, 110 pessoas.

A Sessão iniciou-se às 10:45 horas, com a recepção aos convidados e um coffee-break, oferecido pelo ISEP. Na Mesa de Honra estavam presentes: Delminda Pinto Lopes, Presidente do Conselho Pedagógico do ISEP e membro da Direcção da E&O, em representação do Presidente do Instituto; Sandra Silvestre, Vice-Presidente da AJPaz, a ONGD que faz parte do Consórcio do Projecto; Anabela Rios, Directora do Projecto, para o 2º ano; José António Passos, um dos realizadores do Documentário e ainda por Alfredo Soares Ferreira, Presidente da E&O, que iniciou a sessão com a leitura da mensagem enviada pelo Presidente do IPAD, que não pode estar presente. De seguida, o Vice-Presidente E&O, Rui Basto fez a leitura da mensagem enviada pelo Director-Executivo da ADRA. Seguiu-se a leitura da mensagem do representante E&O em Angola, pelo membro do Conselho Fiscal E&O, José Augusto Alves e finalmente, o Director do Projecto no 1º ano, Flávio Martins leu uma das muitas mensagens ao Evento, a da Associada Noémia Simões, Directora de um dos Departamentos da E&O. A primeira intervenção foi a do Presidente da E&O que salientou a importância do papel das OINGD, em todo o mundo, como entidades mediadoras entre as populações e poder central e local. Afirmou ainda, a importância do papel das ONGD, nas questões da Educação e da Cooperação para o Desenvolvimento. Delminda Pinto Lopes salientou o facto de a o ISEP ser o primeiro fundador da E&O e ainda a importância da Engenharia ao serviço das populações. Na sua intervenção, Sandra Silvestre salientou a colaboração estreita com a E&O, neste Projecto e ainda nos Projectos “ELAS, no Norte e no Sul: as Mulheres no Desenvolvimento” e “De Lés A Lés: Solidariedade Glocal”. De seguida, Anabela Rios realçou algumas especificidades do Projecto “AO SUL…”, tendo destacado o facto deste Projecto ED resultar do trabalho de uma equipa, numa óptica de desconstrução de arquétipos e de equívocos enraizados, sobre a vivência dos Países do Sul e que pretende sensibilizar os vários públicos-alvo para posteriores intervenções. Finalmente, José António Passos deu a saber o grande prazer que teve em participar no Projecto, no contacto directo com as populações e na realização do Documentário.

Após as intervenções, foi projecto o Documentário “Viver Ao Sul”, aplaudido no final com entusiasmo, pela assistência.

A Sessão terminou com saudações especiais à equipa realizadora e produtora do Documentário, José António Passos e João Tocha, bem como com outra saudação a João Tocha, autor da Exposição de fotografia, que esteve patente no espaço do Evento.
 
2009-12-20
 
« Voltar