Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
Mensagem do Presidente da Direcção para 2010
 
Mensagem do Presidente da Direcção para 2010
 

Caras(os) Associadas(os),

Começo por desejar a todas (os), neste início de 2010, as maiores felicidades pessoais e profissionais. E ainda, no sentimento que a todos nos une, os maiores sucessos para a nossa Associação. Este novo ano de 2010 será de grandes desafios para a E&O, uma vez que estamos agora preparados para abordar Concursos nacionais e internacionais, com algum curriculum entretanto construído, à custa do esforço, dedicação e profissionalismo de muitas (os) Associadas (os), a quem ora presto a devida homenagem.

O ano de 2009 ficou marcado por um significativo reforço da influência da E&O a nível nacional e internacional. Foram determinantes alguns factos que recordo aqui. Em primeiro lugar, saliento pela importância no investimento em recursos humanos, a colocação de uma estagiária, no Departamento “Engenharia”, resultado da aprovação de um Projecto ao Programa INOV Mundus do IPAD e ainda a colocação de outra estagiária, no mesmo Departamento, ao abrigo do Programa Estágios Profissionais de um Projecto apresentado ao IEFP. Em segundo lugar, devo assinalar o trabalho produzido pelas equipas técnicas envolvidas nos Projectos em curso: (a) Educação para o Desenvolvimento (ED), “AO SUL…”, “ELAS”, “De LÉS a LÉS”; (b) Cooperação Europa – Países ACP, “Teacher Quality in Lusophone Countries”, no âmbito da iniciativa EDULINK. A aprendizagem obtida, na sincronização destas equipas com a Direcção, mostrou que há ainda muito a trabalhar, no sentido da compreensão das exigências das entidades financiadoras, da gestão financeira e da obtenção e apresentação de resultados. Em terceiro lugar, quero destacar a importância e o significado da participação E&O no evento “Dias do Desenvolvimento” do IPAD; nesta 2ª edição, realizada em Lisboa, de 28 e 29 de Abril, a E&O esteve presente com um stand próprio e envolvida na organização do Workshop “Desafios: alimentar, energético e climático”; uma equipa de 4 Associadas(os), incluindo o Director-Executivo, colaborou desde o início, na preparação do Workshop, com propostas de inclusão e alargamento de análise de outros temas, bem como conseguiu a aprovação de vinda ao nosso País do Director-Executivo da ADRA - Angola, Dr. Sérgio Calundungo, na qualidade de orador no Workshop, tendo a sua prestação sido considerada aliás, uma das melhores intervenções; lembro que esta ONGD é Entidade Parceira no Projecto “AO SUL…” e com a qual a E&O firmou, em Maio, um Protocolo de colaboração, extensivo a diversos programas de intervenção conjuntos, naquele País. Um último e significativo destaque para a nossa intervenção em Timor-Leste: após 2 anos de trabalho intensivo, conseguimos finalmente iniciar os trabalhos para a construção do Centro Comunitário em Dili, ora localizado no bairro de Alto Balide, financiado pela nossa Associada FENPROF e com a parceria local da Fundação “Estrela da Esperança”; destaco que a E&O apresentou um Projecto para a animação do futuro Centro Comunitário, ao concurso de Cooperação para o Desenvolvimento, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Outubro passado.

A importância da participação da E&O em múltiplas incitativas, teve em 2009, dois momentos altos. A contribuição no Grupo de Trabalho ED da Plataforma Portuguesa das ONGD, desde o início do processo com propostas concretas, algumas das quais se encontram agora no texto final do importante documento que é a Estratégia Nacional para a Educação para o Desenvolvimento (ENED), já publicada no Diário da República, em Novembro. A contribuição na organização da Semana ODM, de 14 a 21 de Outubro, no Porto, para divulgação dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que juntou diversas organizações e que integrou o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza a 17 de Outubro, para chamar a atenção dos grandes líderes mundiais para a importância do cumprimento dos ODM.

O Projecto “AO SUL…”, uma das “bandeiras” da E&O concluiu com assinalável êxito a I Fase de implementação (1º ano), em 15 de Outubro. A experiência vivida em Angola, na Província de Malange, pela equipa produtora e realizadora do Documentário, ficará para sempre nos registos da E&O. A 19 de Dezembro, realizou-se no Porto, com a colaboração do ISEP, a Sessão Pública de Apresentação do Documentário “Viver Ao Sul...”, com a presença de 110 pessoas no Grande Auditório do ISEP. Foi apresentado ao IPAD, no final de Novembro, o pedido de financiamento para a II Fase do Projecto, que havia sido já aprovado em finais de 2007.

Finalmente umas breves notas, dignas de realce em 2009: a atribuição pela Assembleia da República do Prémio “Direitos Humanos” à nossa Associada APD, Associação Portuguesa de Deficientes; o lançamento de uma petição internacional para lutar contra a corrupção, por parte de um grupo de deputados europeus, encabeçado pela nossa Associada e membro da Direcção, Ana Gomes; e ainda, a tomada de posse do Presidente da Direcção E&O como membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico do Porto.

Para 2010, destaco como prioridade estratégica o reforço da “carteira de Projectos E&O”, um trabalho iniciado no último trimestre de 2009, pelos Departamentos “Engenharia” e “Intervenção para a Cidadania”; existem já na “carteira” propostas devidamente preparadas e com parcerias definidas, prontas para submeter aos próximos concursos nacionais e internacionais; e ainda, para 2 deles, serem colocados para cotação na recentemente constituída Bolsa de Valores Sociais (http://www.bvs.org.pt/), na qual a E&O já está inscrita. Cumprir o Plano Estratégico e o Orçamento 2010, aprovados na AG de 26 de Novembro, é outra prioridade, nomeadamente no que reporta à execução dos Projectos em curso, à prestação de serviços a entidades diversas, à formação interna e externa e ao apoio a iniciativas de empreendedorismo social.

A colaboração de todas (os) é essencial e vital para a organização. Temos agora uma Direcção reforçada, com os Departamentos a trabalharem em conjunção e conjugação com a equipa directiva e com estratégias perfeitamente definidas. Tal como no ano transacto, apelo às (aos) Associadas (os) à participação nas reuniões de Núcleo e nas Assembleias-Gerais e ao pagamento regular e atempado das quotizações, a primeira das obrigações estatutárias. Esta Direcção cumprirá os Estatutos, em termos de direitos e deveres, em conformidade e com a reciprocidade devida.

Para todas(os) um grande abraço solidário,

Alfredo Soares Ferreira

 
2010-01-03
 
« Voltar