Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
E&O divulga e apoia apelo da UNICEF
 
E&O divulga e apoia apelo da UNICEF
 

UNICEF lança apelo para as crianças afectadas pelo sismo no Haiti

A UNICEF lançou um apelo urgente para prestar ajuda humanitária às vítimas do sismo devastador que abalou o Haiti no dia 13 de Janeiro. O sismo, que registou uma magnitude de 7.0 na Escala de Richter, desencadeou um alerta de tsunami para os países vizinhos do Mar das Caraíbas. Com epicentro a cerca de 17 Km a ocidente da capital, Port-au-Prince, as primeiras notícias apontam para um elevado grau de destruição.
Os fundos são urgentemente necessários para proporcionar água potável, abrigo temporário, artigos de saúde essenciais e outros bens de primeira necessidade. O escritório da UNICEF no Haiti, bem como o escritório regional com sede no Panamá, enviaram equipas de emergência para avaliar a situação e determinar as necessidades mais urgentes.

O Haiti é o país mais pobre do hemisfério ocidental e tem uma população de 9.6 milhões de habitantes, dos quais mais de metade têm menos de 21 anos. A UNICEF está presente no Haiti desde 1949 e trabalha directamente com o governo na criação de soluções de longo prazo para problemas causados pela pobreza e pela falta de cuidados de saúde básicos, educação e de serviços de saneamento. O país sofre de uma instabilidade política prolongada e de uma economia gravemente deprimida. Nos últimos anos, os efeitos da crise global de alimentos e particularmente as violentas estações de furacões deixaram o país extraordinariamente vulnerável. Esta catástrofe vai ainda exacerbar a já difícil situação da população do Haiti, sobretudo das mulheres e das crianças.

Resposta da UNICEF

Em coordenação com outras agências das Nações Unidas presentes no terreno, a UNICEF vai fornecer bens para permitir acesso a meios de saneamento, água potável e cuidados de saúde básicos para as crianças afectadas e suas famílias. A UNICEF está também a preparar o envio de outros materiais e pessoal para que as crianças, tremendamente vulneráveis em situações de catástrofe, sejam protegidas. Estes recursos humanos e materiais da UNICEF vão também ajudar a que as crianças possam continuar a sua aprendizagem, e a proporcionar espaços de recreio enquanto os pais e as famílias se ocupam da reconstrução das suas vidas.

Outras formas de efectuar o seu donativo:

Nas Caixas Multibanco – Menu “Transferências”, Seleccionar “Ser Solidário”, Optar por “UNICEF”
(Para obter o comprovativo do donativo, válido para efeitos fiscais, seleccionar a opção “Factura” e introduzir o Número de Contribuinte)

Por Cheque endereçado ao Comité Português para a UNICEF, Av. António Augusto de Aguiar, 56 – 3º Esq., 1069-115 Lisboa
Conta na Caixa Geral de Depósitos: NIB 0035 0097 0000 1996 1303 1

 

 


 

Mais informações em: http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101112&m=3&sid=1810111233
Fonte: UNICEF Portugal

 
2010-01-25
 
« Voltar