Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
“ENTRE O MAR E A MÚSICA” Inauguração de Exposição de Laura Cesana, na Sociedade Nacional de Belas Artes
 
“ENTRE O MAR E A MÚSICA” Inauguração de Exposição de Laura Cesana, na Sociedade Nacional de Belas Artes
 
A Artista plástica de origem italiana e radicada em Portugal, LAURA CESANA (1), vai inaugurar uma nova Exposição, com o título ““ENTRE O MAR E A MÚSICA”, no próximo dia 3 de Novembro, a partir das 18 horas, Sociedade Nacional de Belas Artes, à Rua Barata Salgueiro, 36, em Lisboa.

A ENGENHO & OBRA, muito grata à Laura pela oferta que a Artista fez de uma serigrafia à nossa Associação, congratula-se com este Evento e convida todas(os) as(os Associadas(os) e Amigas(os) E&O para se juntarem a este importante Evento.

Junto vos deixamos um texto que a Laura escreveu para esta Exposição:

Ao longo da minha vida tenho pintado inspirada por elementos, sentimentos, emoções: interiores, velas e raízes, elementos no espaço, paredes abstractas, fases de inspiração hebraica, mulheres e fantasias, o mar, a música, a obra poética de Fernando Pessoa, etc.
 
Para esta minha 3ª Exposição individual na Sociedade Nacional de Belas Artes escolhi expor obras relacionadas com o mar e a música.
 
Algumas destas obras já foram expostas em 1996 numa minha exposição individual, a convite da Fundação Oriente, no Hong Kong Art Centre e em Macau, na Casa Garden. O texto para o catálogo trilingue, título A Abertura ao Mundo, foi da autoria da Prof. Doutora Cristina de Azevedo Tavares; e mais tarde em Lisboa, com o mesmo texto e uma breve introdução da Dr.ª Margarida Ruas (actualmente uma das juízas do European Museum Forum), com o título Claridade e Despojamento, no Museu da Água em 1999.
 
Outras obras desta fase foram expostas, em 2008, no Centro Cultural de Cascais, também numa exposição individual. O texto para o catálogo foi da autoria do Prof. Doutor Fernando António Baptista Pereira, com o título: “Travessias de Laura por Mares de uma Espécie de Música”.
 
Por uma questão de espaço, deixo fora a maior parte das obras de grande dimensão e não só. Mas resolvi juntar uma pequena parte da minha obra gráfica sobre o mesmo tema.
 
Espero que possam gostar. Laura Cesana
------- 

(1) LAURA CESANA nasceu em Roma, passou a infância na cidade de Nova York e vive e trabalha em Portugal há muitos anos. Licenciada pela Universidade de Roma e com um MBA pela Escola Superior de Educação pela Arte de Lisboa e um M.A. em Educação (com especialização em artes visuais) pela Boston University (por concurso). Estudou também desenho no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, Brasil e na S.N.B.A de Lisboa, gravura no Temple University em Roma e desenho no Art Students League de New York City.
Foi professora no Magistério Primário na última experiência pedagógica (por convite), na Escola Superior de Educação pela Arte (por concurso) e na Escola Superior de Educação de Lisboa (por concurso), responsável pela disciplina de Educação Visual até a sua aposentação. Também criou e leccionou cursos livres em diversas formas de expressão.
LAURA CESANA tem ilustrado livros e artigos de jornais tendo tido exposições individuais em Portugal, Itália, França, Grão Ducado de Luxemburgo, Hong Kong, Macau e U.S.A. E' representada em Museus e Colecções Públicas e Privadas.
Autora do livro bilingue (português e inglês) VESTÍGIOS HEBRAICOS EM PORTUGAL, subtítulo Viagem de uma Pintora (ISBN: 972-97370-0-2, capa dura, 160 paginas, mais de 116 reproduções  a cores de pinturas e lugares, texto, notas, bibliografia e índice)

In: http://www.lauracesana.com/background2.htm
 
2010-10-27
 
« Voltar