Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
Campanha de Livros Escolares para Guiné-Bissau
 
Campanha de Livros Escolares para Guiné-Bissau
 
À semelhança da maioria dos países africanos, o ensino público na Guiné-Bissau é marcado por carências a vários níveis. O parque escolar encontra-se muito degradado, grande parte das escolas não tem água e escasseia material de trabalho tão elementar como quadros escolares ou giz. Os alunos, na Guiné-Bissau, aprendem muitas vezes, sem livros ou carteiras. Na realidade, são raros os livros e os manuais didácticos colocados à disposição, levando a que os professores, por iniciativa própria, se desmultipliquem em iniciativas individuais de produção documental, para minorar o problema e para que os seus alunos tenham, pelo menos, algo a que possam recorrer para estudar.

Por alguma razão, o País apresenta uma elevada taxa de analfabetismo que, apesar do decréscimo substancial registado nas últimas duas décadas, ronda ainda os 60 por cento da população e a taxa de escolarização não ultrapasse os 45 por cento.

A E&O, ciente da sua responsabilidade no cumprimento das Metas do Milénio, inicia uma Campanha de recolha de Manuais Escolares para os alunos da 1ª à 6ª classes. Apelamos desta forma a Escolas, Sindicatos, Professores, Pais e Encarregados de Educação portugueses que participem nesta Campanha.

Este é um apelo da ONG guineense RECEPT-GB, Rede da campanha de educação para todos, uma Entidade reconhecida pelo governo Guineense desde 2006, com sede nacional em Bissau e pólos regionais nas dez Regiões Educativas do País. A RECEPT-GB e a E&O assinaram em 2010 um protocolo de Parceria que engloba a colaboração entre as 2 organizações, para a Educação. Os materiais recolhidos serão enviados pela E&O, para a Guiné-Bissau, onde o nosso parceiro se encarregará da distribuição nas Escolas.

Participa nesta Campanha!
Os livros que já não uses, podem ser muito úteis na Guiné-Bissau!

-------
Locais de Entrega:
• Sede Nacional: ISEP – Porto, Rua António Bernardino Almeida, 431
• Delegação Lisboa: ESELx - Campus de Benfica do IPL

Responsável da Campanha: Ângela Gomes
 
2011-01-27
 
« Voltar