Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
5 anos de ENGENHO & OBRA!
 
5 anos de ENGENHO & OBRA!
 
Faz hoje, dia 29 de Abril, precisamente 5 anos que, no Cartório Notarial de S. João da Madeira, se realizou a escritura pública de constituição da ENGENHO & OBRA. 22 pessoas individuais, 2 Instituições de Ensino Superior (ISEP e ESELx), 2 Empresas (OXYS, Consultores de Marketing, Lda e ACV Consultores, Lda,) e uma Federação de Sindicatos (FENPROF) atestaram o acto, tornando-se assim Fundadoras/es da Associação. Em finais de Maio, desse ano 2006, a E&O viria a ser reconhecida como ONGD, pelo Estado Português, através do IPAD.

5 anos que hoje se comemoram. De muito trabalho e dedicação de largas dezenas de Associadas/os a quem prestamos homenagem, neste dia de aniversário. A E&O conta com mais de 120 aderentes, em todo o País. À Sede Nacional, sita ao ISEP, juntam-se a Delegação de Lisboa, sita à ESELx e ainda a Delegação de Maputo, localizada no edifício da Imprensa Universitária do Campus Universitário da Universidade Eduardo Mondlane, sendo de assinalar que, desde final de 2009, a
E&O Moçambique é uma Entidade reconhecida junto do Estado Moçambicano. Temos procurado contribuir, desde 2006, com propostas a nível da Educação e da Cooperação para o Desenvolvimento, enquadradas com a Missão a que nos propusemos: “Melhorar a qualidade de vida das populações de países fragilizados, criando condições que permitam aumentar a sua autonomia, nomeadamente através de projectos integrados de engenharia”.

A E&O tem participado activamente, desde a sua fundação, em diversas e multifacetadas intervenções. Pela importância estratégica de que se revestem, destacamos o trabalho desenvolvido durante 2 anos para a implementação da ENED, Estratégia Nacional da Educação para o Desenvolvimento, fruto da colaboração estreita com a Plataforma Portuguesa das ONGD / Grupo de Trabalho “Educação para o Desenvolvimento” e as sucessivas participações (desde 2007), no Evento ODDs, Os Dias do Desenvolvimento, do IPAD.

A melhor forma de assinalar o nosso 5º Aniversário é, sem qualquer dúvida, a continuação da participação da organização em muitas das iniciativas da sociedade civil, como vem acontecendo. Este ano 2011, assinala-se o Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa. Mas 2011 é também Ano Internacional das Florestas e Ano Internacional da Química, segundo proclamação das Nações Unidas. Já no próximo mês de Maio, se assinala a Semana de Acção Mundial 2011 (GAW) sobre Educação para Todos (EFA), com especial enfoque para a Educação da Mulher, uma das prioridades da UNESCO. Entretanto, para além das participações previstas, estão programadas iniciativas autónomas da E&O, como sejam, uma Exposição de Arte e um Concurso de Ideias, dedicado à Educação para o Desenvolvimento.

A Direcção Nacional da E&O, saúda, neste 5º Aniversário, as Entidades e Associadas/os Fundadoras, as Entidades com quem a E&O tem acordos de Parceria, em Portugal e no Estrangeiro, todas/os Associadas (os), Colaboradoras/es e Amigos, manifestando e reafirmando uma atitude solidária e responsável, na prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e na defesa de todas as causas, para um Mundo mais justo, onde a distribuição da riqueza produzida seja uma realidade e onde a miséria, a fome e a exploração do trabalho sejam erradicadas.

Alfredo Soares Ferreira
(Presidente da Direcção Nacional E&O
 
2011-04-29
 
« Voltar