Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
ODDs 2011 - evento e participação da E&O
 
ODDs 2011 - evento e participação da E&O
 
Decorreu nos passados dias 5 e 6 de Maio, a 4ª Edição d’ OS DIAS DO DESENVOLVIMENTO, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa, sob o tema central, “Os Desafios do Desenvolvimento”. A E&O esteve presente com um stand próprio, onde acolheu muitos participantes que tomaram contacto com a nossa ONGD e com as incitativas e projectos que desenvolvemos.

Na Sessão de Abertura do Evento, salientaram-se as intervenções do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, da Secretária de Estado da Cooperação Internacional de Espanha Soraya Rodriguez e do representante do Ministro Francês do Desenvolvimento, Cyrille Pierre. Todas as intervenções se centraram no tema do Evento, "Fontes Inovadoras de Financiamento ao Desenvolvimento". Enfoque especial dos 3 oradores, para propostas tendentes a introduzir alguma criatividade na procura de fontes de financiamento, destinadas ao Desenvolvimento e ainda saliência para a grande importância do apelo à responsabilidade social das empresas. Soraya Rodriguez, defendeu a criação de um imposto sobre transacções financeiras internacionais para financiar a luta contra a pobreza e a ajuda aos países em desenvolvimento, bem como a difusão da introdução de uma taxa sobre os transportes aéreos, á semelhança do que se pratica em Espanha. Reforçando a ideia, afirmou que se devia dedicar [à ajuda ao desenvolvimento] uma pequeníssima parte do dinheiro que se move diariamente nos mercados financeiros - 0,05 por cento das transacções financeiras em divisas internacionais.

A Associada Teresa Martins, membro da Direcção Nacional, participou como oradora na Sessão "Educação para a Cidadania Global: Que espaços?", promovida pela Plataforma Portuguesa das ONGD, na manhã do dia 6.
A Direcção Nacional E&O quer manifestar o seu agradecimento a todas/os Associados, Colaboradores e Amigos que contribuíram com o seu trabalho e esforço, na preparação deste Evento, bem como no apoio ao stand, durante estes 2 dias. Quer ainda dirigir uma mensagem de boas vindas a todas/os os que vieram ter connosco e que manifestaram interesse em colaborar de alguma forma com a E&O, para objectivar e enriquecer o conhecimento mútuo, para contribuir para uma maior e melhor informação sobre a Cooperação para o Desenvolvimento e para finalmente, contribuir para o esforço comum de mobilizar pessoas e organizações da Sociedade Civil, para estimular redes de colaboração, estabelecer parcerias e potenciar mais-valias para o combate às desigualdades e injustiças, em Portugal e junto das populações mais desfavorecidas dos países em desenvolvimento.

 
2011-05-09
 
« Voltar