Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
MENSAGEM DO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO PARA 2012
 
MENSAGEM DO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO PARA 2012
 
Caras/os Associadas/os,

Começo por cumprimentar todas/os Associados e Amigos, desejando para o novo ano 2012, as maiores felicidades pessoais e profissionais. Todos sabemos que não será um ano fácil para ninguém, a não ser para aqueles que, desde 2008, têm contribuído para o caos especulativo, provocando a crise nos mercados e progressiva degradação das condições de vida dos trabalhadores, um pouco por todo Mundo. A pobreza acentua-se, mesmo nos países considerados desenvolvidos e, nos que estão em piores condições, os compromissos assumidos há 11 anos atrás, são passados para segundo plano. O nosso papel, bem como de todas as organizações da sociedade civil, é o de contribuir para a definição de respostas integradas por todos os agentes públicos, a nível nacional e internacional, de contribuir para a resolução dos problemas globais, através da procura, definição e execução de respostas globais, recusando a inevitabilidade e as soluções de empobrecimento das populações, como parecem pretender a maioria dos governos europeus. Aliás, “…a Cooperação para o Desenvolvimento é um factor essencial para combater a crise mundial.”, assim o assinala a Carta Aberta da Plataforma Portuguesa das ONGD sobre o Futuro da Cooperação Portuguesa, que subscrevemos, em 2 Dezembro.

2011 terá sido um ano de consolidação da E&O, nos planos nacional e internacional. A nossa organização esteve presente em várias iniciativas e fóruns da sociedade civil. A E&O participou activamente nos Grupos de Trabalho Educação para o Desenvolvimento e Aid Watch, da Plataforma Portuguesa das ONGD; e, a partir do final do ano, marca presença no Grupo Ética, recentemente constituído. Participamos de novo na iniciativa ODDs, do IPAD e, no mês de Agosto, no Maputo, Moçambique, no 6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, subordinado ao tema “A Engenharia como Alavanca para o Desenvolvimento e Sustentabilidade”, desta vez com a responsabilidade na organização de um dos Simpósios, “A Engenharia na Cooperação para o Desenvolvimento”, com 6 comunicações apresentadas. E ainda, no mês de Setembro, marcamos presença na 1ª edição da Semana Mundial de Educação em Engenharia (WEE Lisboa 2011), promovida pelo nosso Associado ISEL, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

Celebramos 2011, como o Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa. E encontramos nesse desafio, algumas formas de participação cívica, como o foram as diversas proclamações e outras posições públicas de manifestação de cidadania, que ilustram o nosso site oficial. A nível da Plataforma, marcamos presença, por exemplo, no AidWatch Plenary Meeting, do Grupo AidWatch da CONCORD, em Bruxelas, onde representei a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Grupo Aid Watch Português, em Outubro passado.

Em Março aprovamos em Assembleia-Geral, o Relatório e Contas 2010, com a apresentação de um resultado líquido positivo do exercício de perto de 8 mil euro que, conforme na altura foi salientado, “reflecte o esforço anteriormente referido e configura a situação de estabilidade pretendida para a Associação…”.

Em Junho assinalo, com grande tristeza, a perda da grande Amiga Olímpia Soutinho, Associada da primeira hora, companheira de muitas batalhas, co-autora do Projecto AO SUL, presente em todas as iniciativas que a E&O ia desenvolvendo, com um grande espírito de solidariedade e voluntariado, aliado a uma competência técnica assinalável. Nunca esqueceremos a Olímpia e por ela também nos empenharemos no crescimento e fortalecimento da E&O.

Participamos nas formações da PLATAFORMA Portuguesa das ONGD. Em Julho, tive oportunidade de orientar a 2ª Edição da Formação em Avaliação de Projectos, em Lisboa. E, em Novembro, enviamos 3 estagiários à formação em Elaboração de Candidaturas aos Projectos de Cooperação do IPAD, no Porto.

Apresentamos ao IPAD, a candidatura do Projecto “+ FLORESTA”, em Maio. No final do ano, tomamos conhecimento da aprovação pelo IPAD, mas também da notícia de que o Projecto não iria ser financiado, por falta de verba.



Concluímos, em meados de Novembro, a Campanha de Livros Escolares para Guiné-Bissau. Foi um êxito, mais de 3200 livros e outras obras recolhidos e enviados, com apoio do IPAD, para Bissau e, no terreno, a nossa congénere RECEPT-GB, se encarregou de os distribuir por Escolas e outras instituições.

Um passo deveras significativo de 2011, foi a celebração do Protocolo de Colaboração com o Instituto Politécnico do Porto (IIP), a maior Instituição de Ensino Superior Politécnico do País. Saberemos, a partir de agora, criar as condições que permitam abordar concursos nacionais e internacionais, com mais segurança. E sobretudo, promover em conjunto, a prestação de serviços de consultoria social, em Portugal e nos países de expressão portuguesa.

Para 2012, propomo-nos reforçar a organização e formação internas, promovendo uma política de captação de recursos humanos e financeiros, no sentido de reforçar a autonomia financeira da E&O. Este é, sem qualquer dúvida o caminho a seguir, assim o definimos na Assembleia-Geral de 10 Dezembro.
Para todas/os, um grande abraço solidário,
Alfredo Soares Ferreira
 
2011-12-29
 
« Voltar