Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
ENGENHO & OBRA ganha Prémios ao Valor Social CEPSA 2012, com o Projecto - "Capacitar para Pequenos Ofícios"
 
ENGENHO & OBRA ganha Prémios ao Valor Social CEPSA 2012, com o Projecto - "Capacitar para Pequenos Ofícios"
 
O principal objectivo deste projecto visa promover a inovação social apoiando socialmente uma camada desfavorecida da população, neste caso, pretende contribuir para a inclusão social das mulheres, fomentando a aquisição de competências, em contexto formal e não formal, visando o seu sucesso pessoal e profissional.

Este Projecto procura aproveitar e potenciar a ampliação das capacidades das pessoas em todas as suas dimensões (económica, social, política, cultural) na sua diversidade e especificidade; baseia-se na procura e garantia do acesso universal, da igualdade de oportunidades, da equidade e da justiça. Valoriza assim o contributo de cada ser humano para o processo de desenvolvimento e cria as condições necessárias para que ele possa ocorrer. A abordagem do Projecto promove a diferença, aprecia a diversidade e transforma-a numa vantagem, uma oportunidade.

As mudanças societais verificadas nas últimas décadas reflectiram-se directamente na esfera familiar. Vários factores são apontados para a dificuldade acrescida do papel da mulher no apoio à família e numa compressão do seu tempo para a vida familiar, entre eles estão: a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho e a diminuição das redes de parentesco e de solidariedade informais. São as mulheres que, apesar de trabalharem a tempo inteiro, quem mais despende nas tarefas domésticas e nos cuidados para a família, o chamado trabalho reprodutivo. Logo, as mulheres necessariamente apresentam uma maior dificuldade na gestão do tempo que se reflecte, ainda que sub-repticiamente na esfera profissional. Portugal, tal como no resto do mundo, ainda não conseguiu ultrapassar a tradicional dicotomia entre a valorização do público e a desvalorização do privado de maneira a que homens e mulheres compatibilizem a esfera reprodutiva (doméstica) com a esfera produtiva (profissional).

O projecto incidirá directamente em 134 mulheres desempregadas da Freguesia de Paranhos, Concelho do Porto, sendo apoiado pela Junta de Freguesia de Paranhos (JFP).
 
2012-12-10
 
« Voltar