Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
LINHAS DE FINANCIAMENTO INTERNACIONAIS PARA IES E ONGD: UM DESAFIO ACTUAL
 
LINHAS DE FINANCIAMENTO INTERNACIONAIS PARA IES E ONGD: UM DESAFIO ACTUAL
 
Ao abrigo do Protocolo celebrado em Novembro 2011 entre as 2 Instituições, o Politécnico do Porto (IPP) e a ENGENHO & OBRA (E&O), promovem no próximo dia 30 de Setembro 2013, um Encontro destinado a abordar linhas de nanciamento internacionais comuns a Instituições do Ensino Superior (IES) e Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesas.

O objectivo deste encontro é contribuir para a aproximação entre as ONGD e os Centros de Investigação das IES, visando a apresentação de candidaturas comuns a fundos internacionais ou nacionais, nomeadamente, a linhas de financiamento que aceitem como proponentes apenas uma das organizações envolvidas mas valorizem a inclusão de consórcios com outras.

Têm sido levadas a cabo iniciativas tendentes à promoção de projectos comuns em diversas áreas do saber, tais como saúde, educação, energias alternativas, segurança alimentar, desenvolvimento comunitário, direitos humanos, que têm resultados conseguidos, a nível de intervenções localizadas, realização de teses e estudos de avaliação. Essas iniciativas consubstanciadas em consórcios entre IES, ONGD e outros actores da sociedade civil, em Portugal e no estrangeiro, revestem-se de valor acrescentado para as partes envolvidas.

Serão apresentadas neste Encontro, exemplos recentemente concretizados, nomadamente no que reporta a recente aprovação de um Projecto Europeu de uma das Escolas IPP, resultado da colaboração conjunta entre IES, ONG e outros actores da sociedade civil.

A emergência do novo Programa europeu de nanciamento da inovação e ciência, HORIZON 2020 (2014 a 2020), pretende ser um dos temas a abordar, entre IES e ONGD, concretizando assim mais uma possibilidade de convergência na sociedade civil, que permita concretizar a estratégia da Comissão Europeia para estimular uma sociedade mais inteligente, mais sustentável e mais inclusiva.

14H30  ABERTURA
. João Rocha, Presidente ISEP
. Cristina Pinto da Silva, Vice-Presidente IPP
. Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), a confirmar

14H45  ONGD E IES: PONTO SITUAÇÃO E LINHAS DE FINANCIAMENTO COMUNS
Alfredo Soares-Ferreira, Presidente E&O

15H10  A COOPERAÇÃO E A INVESTIGAÇÃO: PROGRAMA HORIZON 2020
Anabela Carvalho e Juliana Monteiro, Fundação da Ciência e Tecnologia (GPPQ/FCT)

15H40  INICIATIVAS CONJUNTAS IES / ONGD:
VOLUNTARIADO NA COOPERAÇÃO
Joaquim Silva Gomes, Faculdade Engenharia da Universidade do Porto(FEUP)

15H45  INTERVALO

16H00  PROJETO IGA, InterGeraAção: UM CASO DE SUCESSO António Marques, Vice-Presidente Escola Superior de Tecnologia da Saúde Porto (ESTSP)

16H30  DEBATE SOBRE CONVERGÊNCIAS E ACTUAÇÕES CONJUNTAS
Representantes IPP, ISEP, UP, E&O
Moderadora: Joana Sampaio, Vice-Presidente ISEP

17H30  CONCLUSÕE

Inscrições até 28 Setembro, com indicação de Nome e Instituição, para: secretariado@engenhoeobra.org

 
2013-09-18
 
« Voltar