Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
Educação para o Desenvolvimento
 
Educação para o Desenvolvimento
 

A E&O concebeu vários projectos que candidatou ao Concurso “Educação para o Desenvolvimento” promovido pelo IPAD.

As propostas apresentadas são um contributo importante para o cumprimento da missão da nossa organização. Resta-nos, agora, depois do intenso trabalho das diferentes equipas e organizações envolvidas na constituição dos respectivos dossiers, aguardar o melhor acolhimento do IPAD para cada um dos projectos.

Propostas

  1. “AO SUL...”, em consórcio com a AJPaz (chefe de fila: E&O) é uma proposta de intervenção para a sensibilização da opinião pública portuguesa para as realidades económicas, sociais, culturais e ambientais dos países em desenvolvimento, nomeadamente da Província da Lunda Norte, em Angola, que prevê a concepção e a implementação de acções concertadas de Educação e Desenvolvimento, nas zonas Norte, Centro e de Lisboa e Vale do Tejo.
  2. “MIL IDEIAS”, cujo objectivo central é formar um grupo de potenciais agentes educativos, com apetências criativas para  problemas ligados ao desenvolvimento humano e que através da criatividade e em parceria, contribuam para satisfazer necessidades das populações das populações da Guiné-Bissau.
  3. “ED, Vector para a Educação e o Desenvolvimento”, em consórcio com o ISEP (chefe de fila: E&O), direccionado para a sensibilização de estudantes de Engenharia para voluntariado na área do Desenvolvimento Sustentável e que se propõe constituir uma Bolsa de Engenheiros para a Cooperação nos Países de língua portuguesa.
  4. “ELAS, no Norte e no Sul: as Mulheres no Desenvolvimento”, em consórcio com a AJPaz (chefe de fila: AJPaz), destinado a sensibilizar a sociedade portuguesa para a necessidade de reconhecer e apoiar o papel das Mulheres no Desenvolvimento Global, nomeadamente no Sul, a capacitar mulheres rurais, artesãs e empresárias do Norte para analisar e intervir nos processos de desenvolvimento global, através da criação de laços e iniciativas partilhadas de solidariedade e ainda a criar espaços de intercâmbio entre agentes e beneficiários de projectos de desenvolvimento comunitário e cooperação internacional cujo objectivo é a capacitação e inclusão das mulheres. 
  5.  “INFORMAR PARA PREVENIR, Saúde Pública & Saúde oral”, em consórcio com a Associação “Mundo a Sorrir” (chefe de fila: Mundo a Sorrir), proposta que pretende informar e sensibilizar os alunos do Curso de Medicina Dentária do Norte de Portugal e os Profissionais de Saúde, para a necessidade de intervir em Países Africanos, nomeadamente na República da Guiné-Bissau e na República Democrática de São Tomé e Príncipe, em termos de cuidados de Saúde Pública e Saúde Oral.

Para além destas candidaturas, a E&O irá intervir ainda, na qualidade de “parceiro local” no Projecto “De Lés a Lés: Solidariedade Global”, da AJPaz.

 
2007-08-05
 
« Voltar