Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
Candidaturas Apresentadas ao Concurso “Projectos de Desenvolvimento de ONGD”  do IPAD
 
Candidaturas Apresentadas ao Concurso “Projectos de Desenvolvimento de ONGD” do IPAD
 
CANDIDATURAS APRESENTADAS AO CONCURSO “PROJECTOS DE DESENVOLVIMENTO DE ONGD”  do IPAD – Julho 2007



A E&O vem desenvolvendo desde há alguns meses a esta parte um trabalho de recolha de elementos nos Países de expressão portuguesa, no sentido de determinar uma recolha de necessidades das populações. Da experiência de trabalho de muitos dos actuais membros da organização e fruto de estabelecimento de parcerias fortes, quer em Portugal, quer nos Países do Sul, foi possível reunir várias equipas de trabalho, que conceberam e elaboraram as Candidaturas que ora apresentamos e que foram entregues nos serviços do IPAD a 4 de Julho deste ano, data-limite do Concurso.



1.“La’o Fahe Ba Dame - Centro Comunitário de Bidau Massau (Caminhamos juntos para a Paz...)” , em consócio com a AJPaz, Acção para a Justiça e Paz, este Projecto propõe-se a construir e dinamizar, juntamente com a população e as autoridades de Dili, um Centro Comunitário na aldeia de Bidau-Massau, vocacionado para uma cultura de paz e de cidadania, cujos objectivos gerais são: combater a pobreza e a fome; promover a igualdade de género e a incapacitação das Mulheres; promover a literacia funcional e a autonomia das comunidades e finalmente, melhorar os cuidados de Saúde. O edifício do Centro está já a ser construído, graças a uma contribuição em dinheiro dos professores portugueses em 2002, na Campanha “Uma Escola para Timor-Leste”, levada a cabo pela FENPROF, entidade fundadora da E&O.


2.FORMAÇÃO SINDICAL EM EDUCAÇÃO para o Desenvolvimento e Cooperação”, em consórcio com a FENPROF, Federação Nacional dos Professores e a FNE, Federação Nacional dos Sindicatos da Educação, é uma proposta destinada a promover uma formação sindical de base, capaz de motivar as pessoas envolvidas para uma intervenção junto das populações, das autoridades, para a defesa e promoção do ensino primário universal e da luta pela erradicação do analfabetismo. O Projecto prevê uma intervenção ao nível da formação sindical dos intervenientes no processo educativo: professores, formadores e técnicos de educação e ensino de todos os Países de língua oficial portuguesa.


3.“RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA PROVÍNCIA DA LUNDA-NORTE, contributo para a melhoria dos níveis de qualificação da população adulta”, um Projecto para aquela Província de Angola que pretende, através de um processo de transferibilidade relativamente ao exemplo português, conceber e implementar um sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências que contribua para elevar os níveis de escolarização da população adulta e criar uma mão-de-obra qualificada.


4.“PROJECTO SAÚDE ORAL – AUTOCARRO NÔ PINTCHA”, em consórcio com a Associação “Mundo a Sorrir” (chefe de fila: Mundo a Sorrir). Este Projecto, destinado à Guiné-Bissau, tem como objectivos a sensibilização, aconselhamento e prestação de cuidados de Saúde Oral às populações e à formação de Médicos dentistas locais, para uma intervenção mais eficaz e com maior qualidade nas comunidades.


Todos os Projectos terão a duração de 3 anos, com início em Janeiro de 2008.
 
2007-09-14
 
« Voltar