Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
ODM’s – paz e segurança / governação e direitos humanos
 
ODM’s – paz e segurança / governação e direitos humanos
 

No âmbito do projecto “Eu Acuso”, decorreu ontem, dia 19, no ISEP, um workshop subordinado ao tema “ODM’s – paz e segurança / governação e direitos humanos” organizado pelo Centro de Estudos Africanos (CEAUP) e pela Engenho e Obra (E&O).

O Dr Miguel Lemos, em representação do Governo Civil do Porto, abriu a sessão. Em seguida o presidente da E&O, Eng. Alfredo Soares Ferreira, fez uma breve apresentação do projecto e passou a palavra aos oradores que constituíram o painel:

Dr. Luís Mah, Director da Campanha dos Objectivos do Milénio em Portugal falou sobre os ODM’s; Drª Maria Manuel Bandeira leu uma comunicação da euro-deputada Drª Ana Gomes, sobre o balanço de um ano da implementação da Estratégia Conjunta África-EU relativo aos aspectos paz e segurança / governação e direitos humanos; finalmente Dr. António Torres, representante do Instituto de Apoio à cooperação Portuguesa falou sobre o papel do IPAD na cooperação.

Durante a tarde decorreu um vivo debate que se centrou naturalmente sobre questões suscitadas pelas apresentações, mas também, como o cidadão comum pode dar o seu contributo. É de salientar a forte e pertinente participação de um grupo de jovens preocupados com a não resposta de governos e sociedade civil às diferentes e graves situações que se vivem no mundo, sobretudo no que respeita aos direitos humanos. Os trabalhos encerraram com a elaboração de um documento crítico com recomendações ao Governo, Organizações da sociedade civil e Comunicação Social.

 
2008-11-20
 
« Voltar