Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
Mensgem do Presidente da E&O
 
Mensgem do Presidente da E&O
 
Caras(os) Associadas(os)

Quero antes de mais formular a todas(os) Associadas(os), neste início do novo ano 2009, as maiores felicidades pessoais e profissionais. Todos esperamos decerto os maiores sucessos para a E&O. A Associação fará este ano 3 anos de vida; curiosamente, esta data significa uma espécie de maioridade, dado que é o número de anos exigido para concorrer a concursos internacionais, quer os relacionados com a Cooperação, no IPAD, quer ainda a grande maioria dos concursos da Comissão Europeia e outros financiadores. Tal como está previsto no nosso Plano para 2009, iremos comemorar devidamente esta data, no mês de Maio.

Um dos objectivos para 2009 é precisamente “reforçar a participação dos associados e angariar novos associados”. Para tal, a Direcção espera contar com todas(os) as(os) Associadas(os), a vários níveis: a colaboração nas iniciativas previstas, nomeadamente nas reuniões de Núcleo e nas Assembleias-Gerais, a angariação de novas(os) Associadas(os) e o pagamento regular e atempado das quotizações que, para além de ser uma obrigação estatutária, é uma das formas de garantir a sobrevivência da Associação. A Direcção a que presido irá, por seu lado, desenvolver e produzir uma newsletter digital com notícias relevantes sobre as actividades da E&O e outros assuntos de interesse geral, promover acções formativas dirigidas aos colaboradores e formadores E&O, bem como acções formativas de desenvolvimento pessoal, social e profissional para públicos diferenciados, a iniciar já no final de Janeiro com um “Curso de Formação em Desenvolvimento Sustentável”. Paralelamente, irá ser estudada a possibilidade de implementação de benefícios sociais.

O ano de 2008 ficou marcado pelo aumento de influência da E&O nos panoramas nacional e internacional. Como factos marcantes deste ano, gostaria de salientar: a aprovação de 3 Projectos de Educação para o Desenvolvimento, um deles da nossa responsabilidade directa (“AO SUL…”) e os outros dois sob a forma de parceria com a AJPaz (“ELAS” e “De LÉS a LÉS”); a participação em grupos de trabalho da iniciativa da Plataforma Portuguesa das ONGD, nomeadamente “Educação para o Desenvolvimento”e “Plataforma Eu Acuso!” (de Janeiro a Dezembro); a aprovação de um grande Projecto internacional, no âmbito EDULINK (“Teacher Quality in Lusophone Countries”), uma iniciativa conjunta com a Escola Superior de Educação de Lisboa, entidade promotora e líder do Projecto, que abrange 6 Instituições de Ensino Superior na Europa, em África e em Timor-Leste e em que a E&O participa como entidade associada; a participação em fóruns nacionais e internacionais, como o evento “Dias do Desenvolvimento” do IPAD (Lisboa, 5 a 7 de Junho) a integração no Conselho Consultivo da FASIP, Federação das Associações de Imigrantes em Portugal (Porto, 24 Julho), o V Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, (Maputo, 2 a 5 Setembro), a sessão comemorativa da Declaração Universal dos Direitos do Homem (Setúbal, 10 Dezembro), a legalização da Delegação de Moçambique (Maputo, Dezembro) e finalmente as visitas de trabalho a Angola e Moçambique, que serviram para solidificar parcerias locais e perspectivar hipóteses de trabalho futuras naqueles países (Agosto e Setembro).

Para este novo ano, destaco como exemplo, nova participação E&O no evento “Dias do Desenvolvimento” do IPAD (28 e 29 de Abril), desta vez como co-organizadores do Workshop “Desafios: alimentar, energético e climático”; avizinham-se novos concursos nacionais e internacionais, precisam-se ideias, para novas formas de intervenção em Portugal e nos países de expressão portuguesa. Conto, mais uma vez, com o V. apoio, voluntarismo e profissionalismo. Da nossa parte, esperamos saber estar à altura das responsabilidades que assumimos; podem contar comigo e com esta Direcção!

Um grande abraço solidário,

Alfredo Soares Ferreira

Porto, 2 Janeiro de 2009
 
2009-01-02
 
« Voltar