Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
Ana Gomes encabeça lista de Eurodeputados no lançamento de petição contra corrupção
 
Ana Gomes encabeça lista de Eurodeputados no lançamento de petição contra corrupção
 
A nossa Associada e membro da Direcção E&O ANA GOMES, na qualidade de Eurodeputada do Partido Socialista, faz parte de um grupo de deputados europeus que lança quarta-feira, em Bruxelas, através de uma página da Internet, uma petição para lutar contra a corrupção. A petição incita a Comissão Europeia e os Estados-membros da União Europeia (UE) a propor legislação e mecanismos de combate à corrupção, em particular nas relações com países em vias de desenvolvimento.

Segundo este grupo de Eurodeputados, a corrupção ao mais alto nível "reduz a capacidade de muitos estados para garantir serviços básicos às suas populações", como o direito à alimentação, habitação, saúde e educação. Em África, por exemplo, os Estados perdem anualmente cerca de 25 por cento do PIB devido à corrupção, é sublinhado no comunicado de imprensa com o anúncio da iniciativa.

A petição pretende recolher as assinaturas de um milhão de cidadãos dos 27 para "obrigar as autoridades europeias a tomar medidas contra a corrupção", segundo Ana Gomes. A Eurodeputada explicou que principalmente os países em desenvolvimento perdem somas enormes de dinheiro que é investido na Europa. Os deputados europeus que promovem a petição gostariam que a sua iniciativa levasse a que fluxos financeiros duvidosos passassem a ser analisados.

A recolha de assinaturas é feita no site www.stopcorruption.eu.
As "petições europeias" estão previstas no novo Tratado de Lisboa que, eventualmente, entrará em vigor apenas em 2010. Um grupo de pelo menos um milhão de europeus pode obrigar a Comissão Europeia a estudar e apresentar propostas legislativas relacionadas com determinada matéria.


(Texto adaptado na notícia da Agencia Lusa, 16.02.2009 - 18h02)
 
2009-03-17
 
« Voltar