Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
Presidente da E&O apresenta comunicação ao seminário CPLP-SE de Cabo Verde
 
Presidente da E&O apresenta comunicação ao seminário CPLP-SE de Cabo Verde
 

No passado dia 1 de Maio, Alfredo Soares Ferreira apresentou uma comunicação subordinada ao tema “Educação e Cooperação para o Desenvolvimento”, no âmbito de um SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO SINDICAL para professores, sindicalistas e trabalhadores da Educação, de várias organizações, na Cidade da Praia – Cabo Verde. Este Seminário, insere-se num Projecto Global de Formação Sindical, promovido pela Comunidade das Organizações Sindicais de Professores e Trabalhadores de Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE): http://cplp-se.org.

A CPLP-SE é uma associação internacional sem fins lucrativos, de que são membros as Organizações Sindicais de Professores e Trabalhadores em Educação de todos os Países da CPLP e, de que se destacam alguns dos seus objectivos: “ o estreitamento das relações entre as Organizações Sindicais de Professores e Trabalhadores em Educação dos países lusófonos; a cooperação nos domínios social, económico, cultural, jurídico e pedagógico, em particular no que respeita à formação de professores; a articulação da intervenção das diversas organizações frente aos processos de reforma educativa em curso nos respectivos países; assumir-se como interlocutor perante os poderes constituídos, em especial a CPLP, reivindicando o direito de informação e consulta sobre todos os assuntos que respeitem à Educação e aos professores, educadores e demais trabalhadores em educação”. Da Comissão Executiva, eleita em 2006, fazem parte as seguintes organizações: CONTEE e CNTE – Brasil, FECAP e SINDEP – Cabo Verde, ONP/SNPM – Moçambique, SINPRESTEP – S.Tomé e Príncipe e FENPROF – Portugal. O Secretário – Coordenador é o Eng. Abel Macedo, da FENPROF.

A sessão do dia 1 de Maio, presidida por Abel Macedo, Abraão Borges e João Pedro Cardoso, contou com a presença de 29 formandos e nela foram abordadas questões relativas aos temas em apreço, bem como analisadas algumas possibilidade de intervenção concretas no terreno, das organizações sindicais, na prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

»Resumo da Comunicação (PDF)

 
2009-05-04
 
« Voltar