Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
Participação da E&O no Grupo ED da PLATAFORMA
 
Participação da E&O no Grupo ED da PLATAFORMA
 

A E&O esteve presente na Reunião do GT ED (Grupo de Trabalho Educação para o Desenvolvimento) da PLATAFORMA, realizada no passado dia 14 de Maio de 2009, às 15hOO horas, nas instalações do Instituto Marquês de Valle Flor, representada por Noémia Simões e Alfredo Soares Ferreira. O GT ED é composto por 17 ONGD: OIKOS, AID Global, Médicos do Mundo, CIDAC, GRAAL, Fundação Gonçalo da Silveira, IMVF, UCCLA, Saúde em Português, HELPO, IEEI, CPR, ISU, FEC, AJPaz, TESE e Engenho & Obra.

Este Reunião, na continuidade da última, realizada a 23 de Abril, destinou-se a debater em pormenor a versão da “Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento” (ENED), que ainda se encontra sob a forma de draft sendo liderado pelo IPAD com vista a ser um processo participado. Esta Estratégia está a ser apoiada pela articulação entre 2 grupos de trabalho:

  • a) o Grupo 1, que inclui: IPAD, Plataforma Portuguesa das ONGD, GENE (Global Education Network for Europe), que acompanha o processo de elaboração das ENED na Europa;
  • b) o Grupo 2, que agrupa 2 sub-grupos:
    1. Instituições Públicas: ACIDI, CIG, UNESCO, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Instituto Português da Juventude e Agência Portuguesa do Ambiente.
    2. Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, Conselho Nacional de Juventude, Fundação Calouste Gulbenkian, Comissão Nacional de Justiça e Paz, APEDI.
      A ENED assentou, desde o inicio em 2 etapas concretas: uma Oficina de Definição Conceptual: workshop de definição conceptual onde estiveram organizações da sociedade civil e estatais e que inclui sinergias de organizações e instituições que trabalham ao nível da ED dando os seus contributos do ponto vista conceptual; uma Oficina de Sistematização de Experiências, um processo de base conjunta do qual saiu um conjunto de recomendações e de temas relevantes para a organização.

De referir os objectivos geral e específicos e respectiva formulação:

  1. Objectivo geral: pretende uma acção participativa da sociedade civil e promover o diálogo entre as partes no sentido de evitar uma acção dispersa entre as organizações;
  2. Objectivos específicos: o 1º, tem em vista a capacitação e o diálogo institucional, que deverá ser alvo de discussão prévia até à formulação oficial da ENED; o 2º centra-se no âmbito da Educação Formal; neste aspecto a representante da E&O realçou (na reunião de 23 de Abril) o facto de não incluir o ensino Politécnico e Superior sendo este um campo privilegiado dada a concentração de alunos migrantes.

Com a finalidade de operacionalizar esta Reunião, a organização propôs algumas questões prévias para reflexão:

  • “Em que medida as prioridades e objectivos das acções e projectos de ED da vossa organização são convergentes com os objectivos, as áreas de intervenção e as medidas apresentados na ENED?
  • Há desencontros entre os objectivos definidos na ENED e as preocupações que vos mobilizam?
  • Há medidas e actores que consideram relevantes e que não estão contemplados neste documento?”

No decorrer da Reunião, foram analisada uma grelha, proposta pela equipa organizadora, em que figuravam: “Áreas de Intervenção”, “Objectivos” e “Medidas” e foram constituídos 3 grupos de trabalho, que se debruçaram sobre as questões, retiradas do documento ENED (draft 1), enviado em tempo a todas as organizações participantes, elaborado no Grupo 1 atrás referido, da responsabilidade de José Manuel Pureza.

Foram muitas as sugestões feitas pelos grupos de trabalho que, após reunidas irão ser enviadas à equipa redactora.
Finalmente foi informado pelos representantes da PLATAFORMA, que se irá realizar no próximo dia 28 de Maio, uma encontro alargado, promovido pelo IPAD, em que estarão presentes os membros do GT ED e para o qual irão ser convidadas outras ONGD que não estão integradas na PLATAFORMA.

 
2009-05-18
 
« Voltar