Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
II Encontro Sobre Educação Para o Desenvolvimento no Ensino Formal
 
II Encontro Sobre Educação Para o Desenvolvimento no Ensino Formal
 

“A demasiada confiança que se deposita na escola provoca uma cegueira generalizada”,
Lachire 1999


No âmbito da II Semana de Educação para o Desenvolvimento, organizada pela ONG AIDGLOBAL (www.aidglobal.org) ocorreu na passada sexta-feira, dia 29 de Maio o II Encontro sobre Educação para o Desenvolvimento no Ensino Formal. A Engenho & Obra esteve presente no encontro, representada por Noémia Simões.

O Encontro, teve lugar no Centro Cultural Casapiano, e foi uma boa oportunidade para conhecer melhor as pessoas e a experiência de algumas ONG portuguesas nestes domínios. Foi um bom momento para aprofundar e discutir conceitos, partilhar experiências, e contribuir também para a criação de sinergias entre as organizações pois como afirmou a Dra. Cristina Peixinho, responsável pela área da Educação para o Desenvolvimento da OIKOS, “há que continuar a abrir caminhos, através de uma educação conjunta, global e integral. É através da criação de sinergias, juntando esforços, que se reforçam e criam laços”. A “Educação Não Formal no Ensino Formal” foi outro tópico do encontro, apresentado pelo Dr Luís Castanheira Pinto, que caracterizou a Educação Não Formal como um sector heterogéneo e dinâmico e mostrou, através de trabalhos em grupo, a importância de ir à procura de outras perspectivas na educação tradicional, de levar os alunos a descobrir as coisas valorizando a experiência. A apresentação da AIDGLOBAL e do projecto “Educar para Cooperar” pela Dra Susana Damasceno, complementada pela projecção de filmes documentando o projecto e dando voz aos alunos envolvidos foi um outro momento que enriqueceu o encontro, mostrando que é possível ir além da rigidez e do formalismo da educação tradicional.

Após o almoço, decorreram as “Oficinas de Educação para o Desenvolvimento”, tendo o encontro terminado cerca das 17h com o balanço do dia e “colheita” das oficinas.

 
2009-05-29
 
« Voltar