Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
Reunião do “Grupo De Trabalho Ed” da Plataforma (18 Junho 2009)
 
Reunião do “Grupo De Trabalho Ed” da Plataforma (18 Junho 2009)
 

Realizou-se no passado dia 18 de Junho 2009, mais um encontro do Grupo de Trabalho ED da PLATAFORMA. A Reunião na Delegação de Lisboa da E&O, sita à Escola Superior de Educação de Lisboa, entre as 15:00 e as 18:30 horas.

A reunião contou com a presença das seguintes ONGD: OIKOS, AID Global, Médicos do Mundo, CIDAC, Fundação Gonçalo da Silveira, IMVF, CPR, ISU, FEC e E&O, para alem da representação da PLATAFORMA. No inicio foram prestadaS importantes informações sobre a Conferência de Praga do CONCORD (que representa mais de 1600 ONG europeias), realizada no mês passado. Destaque para a informação de que não vai haver encontros de intervenção ED nas próximas 3 presidências europeias, para a importância da integração da ED nos curricula escolares, no contributo da Irlanda para a ED e na fase 2 da Conferência de Palermo, para o financiamento do período 2013-2020.

Na ordem de trabalhos foi previsto um ponto de situação do Grupo sobre a informação partilhada entre os componentes relativamente a: apresentação das organizações, com incidência no trabalho em torno da Educação para o Desenvolvimento, temas a aprofundar nesta área e expectativas relativamente ao trabalho a desenvolver pelo Grupo no período de 1 ano, a partir de agora.

A contribuição da E&O para esta análise de aprofundamento foi no sentido de:

  1. apresentar a E&O, com destaque para os projectos em curso (“AO SUL…”, “ELAS” e “De LÈS a Lés”), referenciados à parceria com a AJPaz.
  2. apresentar as expectativas:
    • a) implicar e envolver o Ensino Superior na ED;
    • b) maior número de acções junto dos diferentes públicos-alvo: jovens, classes profissionais, autarquias, empresas;
    • c) reconhecimento do Grupo como parceiro válido para o desenvolvimento da ED a diversos níveis: local, nacional e internacional;
    • d) melhor cooperação com outras ONGDs e outros parceiros
    • e) estudo da possibilidade de acesso a mais fontes de financiamento para desenvolver projectos.
  3. Indicar os temas a aprofundar:
    • a) Empreendedorismo Social
    • b) Responsabilidade Social das Empresas
    • c) Coesão Social e ED
    • d)  Engenharia no combate à pobreza e Educação para a Cidadania

A reunião foi muito participada, com diversas intervenções de todas as ONGD, tendo sido salientado no final o grande espírito de colaboração existente. Foi decidido avançar no sentido da apresentação de uma proposta de Plano de Acção, a iniciar já na próxima Reunião, prevista para 8 de Julho próximo, na sede do ISU.

 
2009-06-22
 
« Voltar