Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED)
 
Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED)
 
“Em 2008, o IPAD iniciou um processo de elaboração de uma Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED), juntamente com outros actores governamentais e não governamentais referenciados como particularmente relevantes neste domínio. O processo contemplou diferentes etapas e momentos, entre os quais cumpre destacar a Oficina de Definição Conceptual e o Exercício de Sistematização de Experiências.”, segundo informação do IPAD, in: http://www.ipad.mne.gov.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=569&Itemid=334  

A E&O tem colaborado activamente, desde o inicio do processo, através da participação nos grupos de trabalho internos da Área de Intervenção “Formação e Cidadania”, bem como no Grupo ED da PLATAFORMA. Variadíssimas propostas, consubstanciadas em diversos documentos, que no interior da organização foram produzidos e posteriormente aglutinados num documento-sintese apresentado ao IPAD, constituem a prova do empenhamento da E&O na definição de uma Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

A E&O quer neste momento dar também o destaque devido à publicação do 2º draft da ENED. No fundo é mais um esforço de síntese do Grupo 1 e que resulta dos contributos das organizações da sociedade civil, particularmente das ONGD e da PLATAFORMA.

Tal como é afirmado no inicio do documento, “a adopção de uma Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED), constitui um desafio de grande importância para Portugal. Desde logo, porque esse é um repto com que a sociedade portuguesa está crescentemente confrontada, no quadro de uma globalização que desterritorializa a cidadania e os seus pressupostos”. Para finalmente “… promover uma cultura de avaliação, inovação, diversidade e memória”

A E&O continua a manifestar a sua disponibilidade incondicional, para que a definição final da ENED seja uma realidade e continuará a dar informação e realce a todas as incitativas governamentais e não-governamentais que possam contribuir para o sucesso desta importante iniciativa.
 
2009-07-13
 
« Voltar