Engenho & Obra - Associação para o Desenvolvimento e Cooperação, ONGD
 
 

English  

Segue-nos

Entidade Formadora Certificada

 
Equipe técnica da E&O parte para Angola
 
Equipe técnica da E&O parte para Angola
 
Parte hoje, dia 9 de Setembro, para Angola a equipe técnica da E&O, constituída pelo Realizador José António Passos e pelo Operador de Câmara João Manuel Tocha. A equipe vai efectuar a recolha de imagens, sons e entrevistas, destinados à produção do Documentário “Viver ao Sul”, parte integrante da última actividade da 1ª Fase do Projecto “AO SUL…”, apoiado e financiado pelo IPAD.

Variados foram os problemas relacionados com esta actividade do Projecto. Embora contando com apoios governamentais diversos em Angola, o certo é que na prática não foi possível adequar os apoios assumidos à realidade e aos timings exigidos. No ano passado, uma delegação da E&O esteve em Angola, tendo reunido com o senhor Governador da Província de Malange, Dr. Cristóvão da Cunha, que garantiu apoio completo ao documentário, consubstanciado na respectiva Carta de Intenção. De imediato, essa delegação iniciou trabalhos com o objectivo de “desenhar” um protótipo de guião para o documentário, bem como recolher imensos documentos e imagens, para o desenrolar de outras actividades do Projecto. Mas, na realidade, o apoio governamental não viria a ser concretizado, dado que, após as eleições, ocorreu a substituição na chefia, pelo Dr. Boaventura Cardoso, como novo Governador da Província e não possível reatar negociações para viabilizar a iniciativa e obter a dita Carta de Intenção.

Após contacto com a ADRA, Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, uma ONGD angolana, com quem a E&O havia assinado, em 2008, um Protocolo de colaboração, tomou a iniciativa de se constituir como entidade parceira local. A ADRA assinou assim a Carta de Intenção, no sentido de viabilizar a conclusão desta 1ª Fase, com a realização do documentário “Viver ao Sul”, ainda na Província de Malange, como está previsto no Projecto.

A equipe E&O chegará a Luanda na madrugado de 10 de Setembro e será recebida no Aeroporto 4 de Fevereiro pelo Representante E&O em Luanda, Sr. Guido Campos. Seguir-se-á uma serie de encontros e formalidades indispensáveis. A equipe partirá para Malange no dia seguinte, continuando desta forma os trabalhos, agora em território angolano. De salientar que, naquela cidade, a nossa equipa ficará alojada na Casa do Gaiato local, por simpatia e cortesia do senhor Padre Telmo, Director da Casa de Paço de Sousa, que na prática é mais um apoiante do Projecto “AO SUL…” e a quem a Direcção presta desde já a homenagem devida.

A Direcção E&O deseja ao Zé António Passos e ao João Tocha uma boa viagem e as maiores felicidades no trabalho que irão desenvolver, ciente de que o documentário “Viver ao Sul” será mais um passo para o sucesso da concretização desta fase do Projecto “AO SUL…”.
 
2009-09-09
 
« Voltar